Leandro Pires
Olá amigo (a)! Seja bem vindo (a)!

Este espaço é todo teu mas nunca se esqueça de dar uma olhada antes nas regras.

Deus te abençoe!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Leandro Pires
Olá amigo (a)! Seja bem vindo (a)!

Este espaço é todo teu mas nunca se esqueça de dar uma olhada antes nas regras.

Deus te abençoe!
Leandro Pires
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moeller Technique (por Dom Famularo)

Ir para baixo

Moeller Technique (por Dom Famularo) Empty Moeller Technique (por Dom Famularo)

Mensagem  admin Sex maio 27, 2011 11:17 am

A técnica Moeller ou método Moeller, como também costuma ser chamado, é utilizada para maximizar o poder, a velocidade e o controle do baterista sobre a baqueta e o rebote proporcionado por ela. Esta técnica é, sem dúvidas, uma das mais difundidas e eficazes do mundo baterístico. Criada pelo mestre Sanford A. Moeller com base em observações aos percussionistas na Guerra Civíl de 1861, e nomeada após o mesmo, o método Moeller é muitas vezes descrito como um movimento de “chicote”, relacionado ao movimento gerado do cotovelo até o pulso, dando a sensação de chicotearmos o tambor. Na verdade, o método Moeller é a combinação de algumas técnicas em uma só, poderosíssima, técnica. Seu uso facilita a execução de upstrokes (toques mais próximos à pele, fazendo a baqueta se aproveitar do rebote imposto pelo tambor) e downstrokes (toques de cima para baixo). Com isso, temos uma infindade de toques simples e duplos possíveis. Grandes bateristas como: Jojo Mayer, Billy Cobham (em uma fase mais recente), Jim Chapin, Joe Morello, Taylor Hawkins, Stephen Perkins e muitos outros, fazem uso perfeito dessa técnica. Eu venho utilizando-a desde que comecei minha trajetória no instrumento, influenciado enormemente por Taylor Hawkins, e ao compreender como utilizá-la corretamente, fiquei feliz por perceber que fiz uma boa escolha em relação a minha pegada. As dinâmicas são fáceis de serem alcançadas quando utilizamos, do modo certo, o upstroke e a força nunca me faltou, graças ao grande downstroke que a técnica proporciona. Em uma época mais recente, percebi que os maiores mestres do Moeller dos dias de hoje, que certamente me influenciam e MUITO, são Jim Chapin (infelizmente já não está mais entre nós), Jojo Mayer, um alquimísta do rítmo e Dave Weckl. Com certeza devem haver mais, mas me concentro mais nessa tríade de bateristas em relação ao Moeller. Os trabalhos de Jim sobre o Moeller são inspiradores, e mais para baixo colocarei um exerto de um de seus livros (Speed Control Power and Endurance) sobre o assunto para que vocês possam estudar essa técnica com uma linguagem direta e simples (porém, em Inglês), suas vídeo-aulas são matadoras, demonstrando toda a graça nos toques do mestre. Nenhuma nota soa ruim. O estudo do Moeller não se atem somente a percussão, podendo ser utilizadas (e visualizadas) em, virtualmente, qualquer coisa. Como Jojo Mayer disse em uma entrevista: “Você pode ver o perfeito Moeller em ação quando um gato ataca um rato. O Moeller está em todos os lugares.

Moeller Technique (parte 1)



Moeller Technique (parte 2)



Moeller Technique (parte 3)

admin
admin
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/05/2011
Idade : 44
Localização : Nilópolis / RJ

http://www.leandropires.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos