Leandro Pires
Olá amigo (a)! Seja bem vindo (a)!

Este espaço é todo teu mas nunca se esqueça de dar uma olhada antes nas regras.

Deus te abençoe!

Moeller Technique (por Dom Famularo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Moeller Technique (por Dom Famularo)

Mensagem  admin em Sex Maio 27, 2011 11:17 am

A técnica Moeller ou método Moeller, como também costuma ser chamado, é utilizada para maximizar o poder, a velocidade e o controle do baterista sobre a baqueta e o rebote proporcionado por ela. Esta técnica é, sem dúvidas, uma das mais difundidas e eficazes do mundo baterístico. Criada pelo mestre Sanford A. Moeller com base em observações aos percussionistas na Guerra Civíl de 1861, e nomeada após o mesmo, o método Moeller é muitas vezes descrito como um movimento de “chicote”, relacionado ao movimento gerado do cotovelo até o pulso, dando a sensação de chicotearmos o tambor. Na verdade, o método Moeller é a combinação de algumas técnicas em uma só, poderosíssima, técnica. Seu uso facilita a execução de upstrokes (toques mais próximos à pele, fazendo a baqueta se aproveitar do rebote imposto pelo tambor) e downstrokes (toques de cima para baixo). Com isso, temos uma infindade de toques simples e duplos possíveis. Grandes bateristas como: Jojo Mayer, Billy Cobham (em uma fase mais recente), Jim Chapin, Joe Morello, Taylor Hawkins, Stephen Perkins e muitos outros, fazem uso perfeito dessa técnica. Eu venho utilizando-a desde que comecei minha trajetória no instrumento, influenciado enormemente por Taylor Hawkins, e ao compreender como utilizá-la corretamente, fiquei feliz por perceber que fiz uma boa escolha em relação a minha pegada. As dinâmicas são fáceis de serem alcançadas quando utilizamos, do modo certo, o upstroke e a força nunca me faltou, graças ao grande downstroke que a técnica proporciona. Em uma época mais recente, percebi que os maiores mestres do Moeller dos dias de hoje, que certamente me influenciam e MUITO, são Jim Chapin (infelizmente já não está mais entre nós), Jojo Mayer, um alquimísta do rítmo e Dave Weckl. Com certeza devem haver mais, mas me concentro mais nessa tríade de bateristas em relação ao Moeller. Os trabalhos de Jim sobre o Moeller são inspiradores, e mais para baixo colocarei um exerto de um de seus livros (Speed Control Power and Endurance) sobre o assunto para que vocês possam estudar essa técnica com uma linguagem direta e simples (porém, em Inglês), suas vídeo-aulas são matadoras, demonstrando toda a graça nos toques do mestre. Nenhuma nota soa ruim. O estudo do Moeller não se atem somente a percussão, podendo ser utilizadas (e visualizadas) em, virtualmente, qualquer coisa. Como Jojo Mayer disse em uma entrevista: “Você pode ver o perfeito Moeller em ação quando um gato ataca um rato. O Moeller está em todos os lugares.

Moeller Technique (parte 1)

Moeller Technique (parte 2)

Moeller Technique (parte 3)

admin
Admin

Ver perfil do usuário http://www.leandropires.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: